TÉCNICO DE COMUNICAÇÃO - MARKETING, RELAÇÕES
PÚBLICAS e PUBLICIDADE.

(Portaria nº. 1286/2006 de 21 de Novembro)
Técnico de Comunicação

trabalhos dos alunos

Ficha do Curso
Pedido de Informações
Formulário de Pedido de Informações
Pré-Inscrição
Formulário de Pré-Inscrição

Destinatários:  Alunos com o 9º ano de escolaridade completo e idade máxima até aos 19 anos.

Local:  Escola Profissional Gil Eanes de Portimão (ver mapa de localização).

Apoios e subsídios:  Curso totalmente gratuito. Atribuição de subsídios de transporte e alojamento (de acordo com as condições em vigor na escola). Acesso aos apoios sociais do Ministério da Educação para alunos com o escalão 1 ou 2. Material de apoio aos módulos gratuito. Bolsa mensal de estudo no valor de 100€, atribuída aos alunos inscritos nos primeiros anos dos cursos profissionais, sendo válida para o ciclo de formação 2018/2021. As bolsas de estudo dependem da assiduidade dos alunos, ou seja, caso o aluno não frequente no mínimo 3 horas diárias contínuas ser-lhe-á descontado 5€ (por cada dia) da bolsa mensal de estudo.

Duração e certificação:  Estes cursos têm uma duração de 3 anos letivos e são de nível 4, o que significa que, conferem para além da equivalência ao 12º ano de escolaridade, uma certificação profissional na área do curso. Para além da conclusão do 12º ano de escolaridade, podes também tentar o acesso ao ensino superior.

Saída profissional: Técnico de Comunicação - Marketing, Relações Públicas e Publicidade.
Família profissional: Comunicação, Imagem e Som.

Perfil de desempenho

O Técnico de Comunicação - Marketing, Relações Públicas e Publicidade é o profissional qualificado apto a analisar situações de comunicação (interpessoais e organizacionais), colaborar na deteção e formulação de problemas de natureza comunicacional, participar criativa e ativamente no desenvolvimento e planeamento de estratégias de marketing e na estruturação e operacionalização das ações comunicacionais da organização, quer na vertente interna quer na vertente externa, como parte integrante do marketing-mix privilegiando a ótica comunicacional.

As atividades principais a desempenhar por este técnico são:

1. Colaborar na elaboração e interpretação de estudos que permitam um conhecimento efetivo do mercado em que se insere a organização;
2. Participar na conceção e elaboração de estratégias e planos de marketing da organização;
3. Assessorar no planeamento, organização e definição de objetivos de comunicação de acordo com os objetivos de marketing pré estabelecidos/definidos;
4. Operacionalizar as linhas de atuação em todas as áreas pertinentes e que sejam decorrentes da estratégia da organização e respetivo plano de comunicação;
5. Participar ativamente na execução das ações/táticas de comunicação dirigidas aos diferentes públicos tendo em conta as suas atitudes, comportamentos e necessidades;
6. Cooperar na gestão dos processos comunicacionais e promocionais com os diferentes públicos da organização;
7. Participar na organização e operacionalização dos contextos/eventos que visem a promoção comercial ou institucional, com base em técnicas de relações públicas dirigidas aos públicos (interno ou externo) da organização;
8. Colaborar e participar na conceção e finalização de campanhas de publicidade, nomeadamente, pela integração ativa em equipas criativas ou de produção;
9. Elaborar um plano de media e desenvolver relações de cooperação positiva com os diferentes suportes de comunicação social;
10. Participar na conceção, produção e seleção, de acordo com o modelo determinado, dos elementos de comunicação gráfica, escrita, visual ou multimédia, necessários para a relação com os públicos e que dão suporte a operações relacionais, incluindo as de cariz promocional ou publicitário;
11. Participar nos projetos de estruturação dos espaços relacionais de forma a obter-se a otimização da relação com os públicos, em coerência com a identidade da organização.